Sustentabilidade
A JSL tem como valor crescer com sustentabilidade zelando pelos recursos próprios e de seus públicos de relacionamento incluindo credores, investidores e a sociedade em geral. As dimensões Econômica, Ambiental, Social e de Governança (EASG) estão enraizadas na cultura da companhia e de suas controladas. Conheça mais:
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
É um tema urgente para todo o mundo e temos uma responsabilidade como parte da cadeia de logística que, de ponta a ponta, contribui para a queima de combustível, emissões de gases de efeito estufa e poluentes.
COMO ATUAMOS EM RELAÇÃO
À GESTÃO DE NOSSAS
EMISSÕES?
Tecnologia e Energia
Mantemos esforços voltados para o uso eficiente de energia, ações de ecoeficiência e também através da compra de energia renovável pelo mercado livre. Mantendo nossa frota com baixa idade média, com veículos modernos e eficientes.
Contabilizando
Contabilizando, gerenciando e buscando alternativas para reduzir emissões
Oportunidades
Mapeando e incorporando riscos e oportunidades sobre a mudança do clima à estratégia de negócios da companhia. Analisando cenários e estudando ações que impactem positivamente em nossas emissões
Fontes De Emissões
Analisamos nossas fontes de emissões que temos responsabilidade direta e indiretamente. Em nossos escopos 1, 2 e também monitorando as emissões de escopo 3. Buscamos entender a peculiaridade de cada uma de nossas operações
Públicos De Relacionamento
Envolvendo os demais públicos de relacionamento na discussão, engajando ações que visam a compensação de nossas emissões com a cadeia de valor.
EASG
Para implementar nossa estratégia de Sustentabilidade, contamos com uma estrutura de governança consolidada e temos atuado em programas e projetos que trazem sinergia com nossa materialidade que elenca temas relevantes considerando as expectativas de nossos stakeholders.
- Mudanças climáticas e gestão de resíduos
- Relacionamento com o cliente
- Governança corporativa e conformidade
- Impactos em comunidades e investimento social
- Segurança e integridade das pessoas e dos ativos
- Desenvolvimento de gente e respeito à diversidade
- Valorização do motorista caminhoneiro
- Desempenho econômico/financeiro e expansão dos negócios
- Inovação Tecnológica
NOSSA FROTA DE CAMINHÕES POSSUI EM MÉDIA 3 ANOS.
POR QUE ISSO É RELEVANTE?
Veículos mais novos/modernos causam menor impacto no meio ambiente, mais segurança e agilidade na entrega para o cliente.
Frota mais nova impacta diretamente na redução de poluentes, como:
Impacto na redução de consumo de combustíveis por meio de equipamentos mais modernos, agilidade no transporte e operações mais eficientes.
Vantagens Sociais:
- Melhorar a condição de empregabilidade para o caminhoneiro autônomo;
- Maior segurança e redução de acidentes;
- Melhor qualidade do ar.
Vantagens Ambientais:
- Redução das emissões de poluentes;
- Redução do consumo de combustível.
Vantagens Econômicas:
- Redução de custos operacionais (combustíveis e manutenção);
- Aumento de produtividade/qualidade dos serviços de transporte;
- Contribuição para o desenvolvimento do país com arrecadações de impostos.
Hoje a idade máxima para os veículos dos nossos agregados é de 12 anos.
SOLUÇÕES INOVADORAS E COM FOCO NO CLIENTE
Estamos espalhados por diversos municípios do País e, com essa capilaridade, sabemos da responsabilidade e dos desafios de estarmos em conformidade com as questões ambientais nos itens mais básicos do processo, mas também buscando no mercado alternativas que solucionem pontos críticos que possam existir nas operações dos clientes e para os nossos clientes.
Modelo de Governança JSL
O modelo de governança da JSL é orientado pelas premissas de alta profissionalização, independência, transparência e adesão a boas práticas. Seguimos o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), com regras, instâncias e processos registrados no Estatuto Social.
A estrutura decisória tem como mais alto órgão a Assembleia Geral, responsável pela deliberação dos assuntos conforme previsto em lei, com base na participação dos acionistas. Cabe ao Conselho de Administração desenhar as diretrizes estratégicas que orientam os negócios. A Diretoria é responsável pela administração direta da empresa e suas operações e a essa estrutura se somam comitês de assessoramento, que deliberam e recomendam ações ao Conselho com base em suas áreas de especialidade.
Somos signatários do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos e possuímos um sólido Programa de Conformidade. Destacamos ainda nossa adesão ao Pacto Global da ONU, desde 2014, que reforça nosso compromisso comas dimensões ASG e nos orienta no direcionamento e esforços para estarmos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Como forma de transparência e divulgação de nossos resultados lançamos anualmente o Relatório Integrado elaborado com bases em reconhecidas práticas globais.
Comitês
Relatório Anual Integrado
Confira nossos relatórios anuais, principais resultados e os destaques de cada ano: