1. Introdução
A JSL, empresa brasileira do grupo SIMPAR, tem como objetivo a prestação de serviços logísticos, de transporte rodoviário de cargas e fretamento.
Para mostrar o nosso compromisso em tratar os seus dados pessoais sempre com segurança, transparência e em respeito à sua privacidade, elaboramos este Aviso de Privacidade, que se aplica ao site e a todos os produtos e serviços oferecidos pela JSL. Nele você encontrará informações sobre quais dados tratamos, para quais finalidades, quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais e como exercêlos junto a nós.
Desde já, agradecemos a confiança que você demonstra em nós quando compartilha seus dados pessoais conosco e ressaltamos que levamos a segurança das suas informações a sério.
Se você é um colaborador, as informações sobre como tratamos os seus dados pessoais se encontram disponíveis em nosso Aviso Interno de Privacidade.
2. O que você precisa saber antes de ler esse arquivo?
Caso tenha alguma dúvida sobre os termos utilizados neste Aviso, sugerimos consultar as definições
abaixo:
Anonimização: processo pelo qual um dado relativo ao Titular não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento.
Colaborador: todos os funcionários da JSL, independentemente do cargo ou função exercida.
Controlador: agente a quem compete tomar as decisões relacionadas ao Tratamento de Dados Pessoais, como a forma, duração, meio e finalidade do Tratamento.
Consentimento: manifestação livre, informada e inequívoca do Titular que autoriza o Tratamento dos seus Dados Pessoais para uma Finalidade específica.
Dados Pessoais: qualquer informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável. É considerada identificável uma pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador, como por exemplo um nome, um número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrônica ou a um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, econômica, cultural ou social dessa pessoa.
Dados Pessoais de Crianças: Dados Pessoais relativos à Titular de até 12 (doze) anos de idade.
Encarregado(a) pelo Tratamento de Dados Pessoais: pessoa indicada pela JSL para ser o responsável por garantir o atendimento aos seus direitos e esclarecer dúvidas sobre o Tratamento de seus Dados Pessoais.
Finalidade: motivo pelo qual o dado pessoal será tratado, ou objetivo que se pretende atingir com o Tratamento dos dados.
LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados – Lei Federal nº 13.709/2018.
Operador: pessoal natural ou jurídica, de direto público ou privado, que realiza o Tratamento de Dados Pessoais em nome do Controlador.
Pseudonimização: é o Tratamento por meio do qual um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo, senão pelo uso de informação adicional, mantida separada pelo controlador em ambiente controlado e seguro.
Terceiro: refere-se, mas não está limitado, a toda e qualquer pessoa física ou jurídica, com a qual a JSL se relacione ou venha a se relacionar, prestador de serviços, fornecedor, consultor, cliente, parceiro de negócio, Terceiro contratado ou subcontratado, locatário, cessionário de espaço comercial, independentemente de contrato formal ou não, incluindo aquele que utiliza o nome da Empresa para qualquer fim ou que presta serviços, fornece materiais, interage com Funcionário Público, com o Governo ou com outros Terceiros em nome da Empresa.
Titular: Pessoa natural a quem se referem os Dados Pessoais, tais como clientes, Colaboradores, contratados e você.
Tratamento: Toda operação realizada com Dados Pessoais dentro de seu ciclo de vida, como coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
Uso Compartilhado de Dados (ou Compartilhamento): é toda e qualquer envio, comunicação, difusão, transferência internacional, interconexão de Dados Pessoais entre a JSL e terceiros e/ou empresas do mesmo grupo, não sendo considerado um Compartilhamento de Dados Pessoais o envio de Dados entre áreas de uma mesma empresa.
3. Resumo das Informações
CNPJ: 09.658.606/0001-93 RIOGRANDQuENSE NAVEGAÇÕES LTDA CNPJ: 09.658.606/0001-93 TRANSPORTES MARVEL LTDA. CNPJ: 83.084.301/0001-78 FADEL HOLDING S.A. CNPJ: 29.057.237/0001-90 FADEL TRANSPORTES E LOGÍSTICA LTDA. CNPJ: 02.913.489/0001-18 FADEL SOLUÇÕES EM LOGÍSTICA LTDA. CNPJ: 11.943.904/0001-77 LOCADEL VEÍCULOS LTDA. CNPJ: 28.124.033/0001-62 | |
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QUAIS DADOS PESSOAIS SÃO TRATADOS? | Dentre os seus Dados Pessoais que tratamos estão os seus dados de qualificação (como nome, sexo, RG, CPF e data de nascimento), dados de contato (como telefone, celular e e-mail), dados financeiros (como banco, agência e número da conta), dados profissionais (como ocupação e endereço profissional) e alguns dados pessoais sensíveis (biométricos). |
POR QUANTO TEMPO ARMAZENAREMOS OS SEUS DADOS? | Os seus dados pessoais serão eliminados pela JSÇ quando deixarem de ser úteis para os fins que motivaram o seu fornecimento e não forem mais necessários para cumprir qualquer obrigação legal. |
O QUE A JSL PRETENDE TRATANDO OS SEUS DADOS? | Executar os contratos firmados com nossos clientes, prestar suporte aos serviços contratados, exercer nossos direitos para nos protegermos em processos judiciais, cumprir com nossas obrigações legais e permitir que executemos processos internos |
QUAIS SÃO E COMO POSSO EXERCER OS MEUS DIREITOS? | Você possui o direito de confirmação do tratamento, de acesso aos dados pessoais que possuímos, de revogar seu consentimento, entre outros. Os seus direitos poderão ser exercidos por meio do link endereço de e-mail: privacidade.dados@jsl.com.br |
O QUE SÃO COOKIES E COMO UTILIZAMOS? | Cookies são pequenos arquivos, colocados e armazenados no computador, smartphone ou outro dispositivo de internet quando o usuário visita um determinado site. A JSL utiliza diversas espécies de cookies e solicita a sua autorização para utilização destas ferramentas. |
COMO MANTEREMOS OS SEUS DADOS SEGUROS? | Visando garantir a segurança de suas informações, a JSL utiliza as melhores práticas, produtos e serviços de proteção de dados disponíveis no mercado. |
LEGISLAÇÃO APLICÁVEL | Este aviso foi elaborado para especial atendimento das Legislações nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais “LGPD”); nº 12.965/2014 (Marco Civil da Internet); e nº 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor), sem prejuízo de observância das demais legislações aplicáveis para as atividades prestadas pela JSL. |
ATUALIZAÇÃO DESSE AVISO DE PRIVACIDADE | Caso tenha qualquer mudança no Tratamento dos seus Dados Pessoais, atualizaremos este aviso e lhe informaremos sobre a atualização. |
4. Quais dados pessoais nós tratamos e para qual finalidade?
Abaixo, apresentamos os principais dados pessoais que tratamos a seu respeito e os respectivos motivos.
4.1 Aquisição de Talentos
Nós, além de divulgarmos as nossas vagas em sites especializados, também recebemos currículos por meio de nosso site, de indicações de nossos colaboradores, além dos currículos eventualmente deixados presencialmente em nossas unidades físicas. Nessas situações, nós iremos tratar seus dados pessoais para dar andamento a sua seleção, verificarmos as suas competências, informações curriculares e se você atende ou não aos requisitos específicos da vaga para a qual você aplicou.
Para essas atividades, os seguintes dados pessoais serão tratados: Nome Completo, RG, CPF, CNH, Nacionalidade, Endereço, E-mail, Telefones, Histórico Escolar/Acadêmico, Experiências Profissionais, Idiomas, Qualificações e Certificações, Estado Civil, Data de Nascimento, Idade, Cargo pretendido e Expectativa Salarial.
4.2 Relações Comerciais – Clientes
Nós tratamos seus dados pessoais, enquanto cliente, para que seja possível viabilizarmos a relação comercial originada pelo contrato firmado com você, sua empresa, ou a empresa que você representa.
Para isso, trataremos dos seguintes dados: (i) Dados Cadastrais: Nome Completo, RG, CPF, CNH, Data de Nascimento, Idade, Sexo, Endereço Residencial e Eletrônico, Telefones, Profissão, Grau de Instrução, Contatos Profissionais, Filiação, Nome do cônjuge, CPF e Data de Nascimento, bem como Nome, CPF e Data de Nascimento dos Dependentes, se aplicável; (ii) Dados Bancários: Banco, Agência e Número da Conta; (iii) Dados Profissionais: Caso a contratação de serviços se dê para empresas, a Razão Social, Cartão CNPJ e Contrato Social; (iv) Dados de Contrato: Contratos Existentes, Valores Negociados, Valor dos Serviços Contratados e Representantes Legais; (v) Dados do Veículos: Modelo, Placa e Documento; (vi) Dados de Documentos Oficiais: Dados do Documento Eletrônico de Transporte (DT-e), Dados da Nota Fiscal e Dados do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e); (vii) Dados de Seguro: Dados da Apólice de Seguro e Cartas de Dispensa do Direito do Seguro; e (viii) Dados de Sinistros: Relatório de Acidentes.
Esses dados são utilizados para as seguintes finalidades:
Dar andamento em seu pedido de orçamento, propostas e otimizar o processo de prestação de
serviços em geral;
Criar um cadastro em nossos sistemas com suas informações, com o intuito de facilitar e agilizar nosso relacionamento, inclusive, mantendo-o atualizado para operações futuras e atendimento de exigências securitárias;
Realizar a análise de crédito, para garantir o recebimento dos valores devidos em razão da prestação de serviços;
Verificar a existência e regularidade da empresa-cliente, para prosseguir com a prestação dos serviços;
Manter o contato com você, prestando assessoria e suporte, com avaliação contínua da qualidade, por meio de pesquisas;
Gerenciar o atendimento das reclamações e problemas dos clientes;
Cadastrar e liberar acesso do cliente às plataformas internas da JSL;
Liberar a entrada de terceiros e visitantes nas dependências da JSL;
Realizar os cadastros nos sistemas internos para emissão de documentos como CT-e/DT-e;
Adotar providências administrativas e regulamentares que se fizerem necessárias, quando infortúnios vierem a ocorrer dentro da relação contratual ou não, como por exemplo, roubo, furto, e etc.;
Atender as obrigações e exigências das apólices de seguros próprios e de terceiros;
Avaliar sinistros para decidir sobre indenização;
Ressarcir ou reembolsar as vítimas de acidentes, quando a culpa for da JSL;
Receber produtos (Ex.: peças) de clientes, armazenar e exportar para clientes no exterior; e
Emissão de promissórias para pagamento, controle de pagamentos e faturamentos dos clientes, bem como realizar a cobrança de eventuais valores em aberto (vencidos) e não pagos.
4.3 Relações Comerciais – Fornecedores, Prestadores de Serviços e Parceiros
Nós podemos tratar seus dados pessoais para que seja possível viabilizarmos a relação comercial originada pelo contrato firmado com você, sua empresa, ou a empresa que você representa.
Para isso, trataremos dos seguintes dados: (i) Dados Cadastrais: Nome Completo, RG, CPF, CNH, Data de Nascimento, Idade, Sexo, Endereço Residencial e Eletrônico, Telefones, Profissão, Grau de Instrução, Contatos Profissionais, Filiação, Nome do cônjuge, CPF e Data de Nascimento, bem como Nome, CPF e Data de Nascimento dos Dependentes, se aplicável; (ii) Dados Bancários: Banco, Agência e Número da Conta; (iii) Dados Profissionais: Caso a contratação de serviços se dê para empresas, a Razão Social, Cartão CNPJ e Contrato Social; (iv) Dados de Contrato: Contratos Existentes, Valores Negociados e Valor dos Serviços Contratados; (v) Dados do Veículos: Modelo, Placa e Documento; (vi) Dados de Documentos Oficiais: Dados do Documento Eletrônico de Transporte (DT-e), Dados da Nota Fiscal e Dados do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe); (vii) Dados de Seguro: Dados da Apólice de Seguro e Cartas de Dispensa do Direito do Seguro; e (viii) Dados de Sinistros: Relatório de Acidentes.
Esses dados são utilizados para as seguintes finalidades:
Realizar a análise de crédito, para garantir o recebimento dos valores devidos em razão da revenda de produtos;
Transferir a titularidade do veículo comprado ou vendido;
Fazer uma avaliação minuciosa de nossos parceiros e fornecedores;
Cadastrar e liberar acesso às plataformas internas da JSL, se necessário;
Liberar a entrada de terceiros e visitantes nas dependências da JSL;
Firmar contratos e executá-los em sua integralidade, bem como outros adendos contratuais;
Cadastrar parceiros em nossos sistemas de gestão e seus principais pontos de contato;
Efetuar o pagamento pelos serviços tomados e pelos produtos e serviços adquiridos/contratados;
Realizar acompanhamento de serviços contratados;
Gerir contratos assinados e vigentes; e
Manter um canal de contato ativo com os fornecedores, prestadores de serviços e parceiros.
4.4 Obrigações Legais ou Regulatórias
Em algumas situações, somos obrigados a tratar alguns dados pessoais seus para assegurar o cumprimento com a legislação, como, por exemplo, envio de Notas Fiscais/ Notas Fiscais Eletrônicas e documentos para agências, órgãos reguladores e para Administração Pública.
Para isso, trataremos dos seguintes dados: Nome Completo, RG, CPF, CNH, Data de Nascimento, Idade, Sexo, Endereço Residencial e Eletrônico, Telefones, Profissão, Contatos Profissionais, Dados do Contrato, Dados de Seguro, Dados de Documentos.
4.5 Contatos
A JSL possui diversos canais de serviço de atendimento ao cliente, como, por exemplo, formulário de atendimento no site, WhatsApp e telefone. Esses canais poderão ser utilizados quando você quiser atendimento ou, tão somente, o envio de informações, seja você cliente ou não. Ao inserir seus dados, estes são transmitidos para nós e salvos em nosso banco de dados.
Neste contexto, enviaremos comunicações que talvez lhe interessem, como por exemplo, envio de informações sobre produtos, serviços disponíveis e até mesmo promoções e ofertas.
Para isso, trataremos dos seguintes dados: Nome Completo, CPF, Endereço Residencial e Eletrônico, Contato telefônico e, eventualmente, informações da empresa que nos contratou.
4.6 Procedimentos Internos
Para realizarmos nossas atividades regulares, como atividades financeiras e de contabilidade, marketing, prospecção de vendas e similares, podemos tratar alguns Dados Pessoais seus, como: Nome Completo, Assinatura, RG, CPF, Número Interno de Registro, Nacionalidade, Endereço, E-mail, Telefones, Data de Nascimento, Idade, Cargo, Empresa/Entidade/Organização, E-mail Profissional, Endereço Profissional, Perfil em Rede Social, Hábitos de Consumo, Tendências de Compra, Características de Navegação, Histórico de Navegação, Histórico de Reclamações, Preferências de Entretenimento, Geolocalização, Histórico de Geolocalização, Histórico de Crédito, Score de Crédito, Dados Bancários (Banco, Agência e Número da Conta), Dados do Cartão de Crédito e Histórico de Pagamentos.
Esses dados são utilizados para:
Construir e manter a base histórica de compras;
Manter registros de transações comerciais e de pagamentos;
Elaborar relatórios e análises internas, conforme necessário;
Responder dúvidas e questionamentos da Diretoria;
Liberar a entrada de terceiros e visitantes nas dependências da JSL;
Gerar leads e oportunidades de prospecção;
Enviar mailings com informações sobre nossos produtos, eventos e ações;
Enviar newsletter, ofertas e descontos exclusivos;
Ajuizar ou recepcionar, cadastrar e gerir os processos judiciais;
Responder a consultas jurídicas internas da JSL e do Grupo SIMPAR.
4.7 Exercício regular de direitos
Também podemos tratar alguns de seus dados pessoais quando isto se fizer necessário para resguardarmos os nossos direitos. Para tanto, utilizaremos os dados de cadastro, bem como outras informações que tivermos acesso, mas dentro do limite imposto pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”).
5. Com quem compartilhamos seus dados pessoais?
Nós compartilharemos os seus dados pessoais quando necessário para atingir a finalidade para a qual os dados foram coletados ou quando existir uma obrigação para realizar o compartilhamento. O compartilhamento de dados pessoais poderá ocorrer com:
Empresas que compõem o Grupo empresarial da SIMPAR, para executar o serviço contratado ou ofertar e fornecer novos produtos e serviços;
Empresas de auditoria e compliance, para realização de auditorias e análises internas;
Instituições bancárias, para realização de pagamentos, reembolsos e concessão de crédito;
Corretoras de seguros, para precificação e contratação de seguros, e em caso de sinistro com veículos alugados;
Montadoras de veículos, nos casos de venda de veículos;
Empresas de transporte, para entrega do veículo ou produto;
Escritórios de isenções, nos casos de pedidos de isenção de impostos em veículos para PCD;
Despachantes e serviços similares, para emplacamento do veículo;
Órgãos governamentais, como Denatran/Detran e Ciretran para transferência de titularidade do veículo, Secretarias da Fazenda, Poder Judiciário e Receita Federal;
Instituições de pagamento e financeiras, inclusive com o BACEN;
Escritórios de advocacia externos, para atuação em demandas ou processos extrajudiciais, judiciais, administrativas ou arbitrais;
Empresas que prestam serviços para o Grupo SIMPAR, como empresas de tecnologia e fornecedoras de softwares, como Mobile2You, Dock/Conductor e Mooba; e
Empresas prestadoras de serviços de rastreamento e abastecimento, no caso de contratação desses serviços.
Para resguardar a sua privacidade, nos utilizamos de instrumentos contratuais para assegurar que os terceiros que recebam os seus dados pessoais em nosso nome confiram a eles a mesma proteção que nós.
Eventualmente, é possível que haja transferência dos seus dados pessoais para fora do Brasil, para que outras empresas nos auxiliem a conduzir nossos negócios, ou para fornecedores e parceiros comerciais localizados no exterior.
Nestes casos, nos certificaremos de que essa transferência ocorra apenas para os países que possuem um grau de segurança similar ao previsto pela legislação brasileira, ou quando a Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (“ANPD”) assim autorizar, quando regulamentar tal previsão.
Para mais informações sobre os terceiros com quem compartilhamos os seus dados, você poderá se valer de requisição específica, conforme detalhado no item 6. abaixo.
6. Quais são os seus direitos?
Você, enquanto titular de dados pessoais, possui os seguintes direitos:
Saber se realizamos algum tratamento com seus dados pessoais e quais dados são tratados por nós;
Corrigir ou solicitar a correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários ou excessivos em relação a finalidade para a qual foram coletados;
Solicitar a portabilidade dos dados a outro fornecedor de produtos ou serviços similares;
Obter informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais compartilhamos o seus dados;
Quando a atividade de Tratamento necessitar do seu consentimento, você poderá se negar a consentir. Nesse caso, lhe informaremos sobre as consequências da não realização de tal atividade;
Quando a atividade de Tratamento estiver baseada no seu consentimento, você poderá revogálo a qualquer momento.
Para exercer os seus direitos, entre em contato com o nosso Encarregado de Proteção de Dados, por meio do e-mail privacidade.dados@jsl.com.br.
7. Decisões automatizadas
A JSL poderá recorrer a processos de tomada de decisão por meios automatizados, incluindo a definições e perfis, sempre que tal seja necessário para garantir a adequada prestação de serviços e/ou a entrega do adequado produto, de acordo com os interesses dos titulares de dados pessoais.
Sempre que a JSL tomar decisões baseadas unicamente no tratamento automatizado de dados pessoais, o Titular poderá solicitar a sua revisão.
8. Cookies
A JSL utiliza de cookies para diferentes finalidades, como gerar estatísticas de acesso, possibilitar que você navegue sem complicação e de forma ágil e para lembrar as suas preferências de idioma, por exemplo.
O cookie é um pequeno arquivo adicionado ao seu dispositivo ou computador para fornecer uma experiência personalizada de acesso, possibilitando-nos analisar o tráfego de internet e saber quando você visitou um site específico. Mas fique tranquilo, pois um cookie não dá acesso a seu computador ou revela informações além daquelas que você escolhe compartilhar.
Abaixo listamos as categorias de cookies que utilizamos em nossas aplicações e suas respectivas finalidades:
Necessários | São cookies essenciais para viabilizar o adequado funcionamento do nosso website, assim como para permitir que você faça uso de todas as funcionalidades disponíveis. |
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Desempenho | São cookies que nos ajudam a entender como os visitantes interagem com o nosso website, fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo de visita ao site e quaisquer problemas eventualmente encontrados. |
Funcionais | São cookies que permitem que o nosso website se lembre das suas escolhas anteriores, como, por exemplo idioma de navegação. São responsáveis por proporcionar uma experiência personalizada. |
Marketing | São cookies utilizados para fornecer mais conteúdo relevante e específico para o seu interesse. Podem, ainda, ser utilizados para apresentar publicidade com um maior direcionamento ou limitar o número que esta é veiculada. Também, permitem a medição da eficácia de uma campanha lançada. |
De modo geral, os cookies que utilizamos coletam as seguintes informações: qual navegador você utiliza, informações sobre o seu endereço IP, juntamente com a data, hora e duração da sua visita, as páginas visualizadas e os links nos quais você clica.
Você pode desabilitar os cookies nas configurações do seu navegador. Mas lembre-se que os cookies necessários são essenciais para o normal funcionamento do nosso website, de modo que a oposição à utilização deles poderá implicar na inutilização de sua experiência ou na suspensão de seu acesso.
9. Por quanto tempo tratamos os seus dados pessoais?
Reteremos seus dados pessoais pelo tempo que for necessário para cumprir a finalidade para a qual foram coletados, a menos que um período de retenção mais longo seja necessário para cumprir obrigações legais, resguardar nossos direitos ou cumprir acordos judiciais/extrajudiciais.
Para determinar o período de retenção de seus dados pessoais, nos baseamos nos seguintes critérios:
Se temos uma obrigação legal, contratual ou outra de reter dados pessoais, ou se são necessários para fins de investigação ou litígio; e
Se são necessários para manter registros comerciais e financeiros precisos.
10. Como mantemos os seus dados pessoais seguros?
Nós adotamos políticas e procedimentos rigorosos que determinam como os dados pessoais devem ser tratados na JSL. Tais normas têm como objetivo garantir o tratamento adequado e em conformidade com as legislações aplicáveis de dados pessoais, evitando vazamentos e, por conseguinte, danos aos Titulares.
Adotamos, também, medidas técnicas aptas a manter os seus dados pessoais seguros e protegidos de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer outra forma de tratamento inadequado ou ilícito, sempre à luz das regras aplicáveis de proteção de dados e segurança da informação.
Nossas medidas de segurança são continuamente monitoradas e revisadas de acordo com os avanços tecnológicos e recursos organizacionais.
11. Dúvidas?
Se tiver qualquer dúvida ou gostaria de encaminhar alguma sugestão, você pode entrar em contato com o nosso Encarregado pelo tratamento de dados pessoais privacidade.dados@jsl.com.br.
- 1. Introdução
- 2. O que você precisa saber antes de ler esse arquivo?
- 3. Resumo das Informações
- 4. Quais dados pessoais nós tratamos e para qual finalidade?
- 5. Com quem compartilhamos seus dados pessoais?
- 6. Quais são os seus direitos?
- 7. Decisões automatizadas
- 8. Cookies
- 9. Por quanto tempo tratamos os seus dados pessoais?
- 10. Como mantemos os seus dados pessoais seguros?
- 11. Dúvidas?