LOGÍSTICA PARA E-COMMERCE – ENTENDA MAIS COM A JSL
Autor: ricardo - 30 de jan de 2023
A logística para e-commerce abrange muitas etapas e pode assegurar a satisfação para todas as partes envolvidas no processo
Quando se pensa em logística para e-commerce, pensa-se também no quão desafiador ela é para muitos empreendedores no Brasil. É importante planejar muito bem e cuidar de cada etapa do processo. Uma boa logística para e-commerce reflete diretamente no sucesso das compras online.
Fazer o controle do estoque, o cálculo do frete, assim como cuidar do trânsito da mercadoria. São diversas as etapas e, com isso, várias as dúvidas. Buscando ajudar com que você compreenda mais sobre logística para e-commerce, nós, da JSL, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!
Sempre que um cliente acessa um site e faz uma compra on-line, é apenas a primeira etapa de todo o processo de envio dos produtos selecionados. Por isso, a logística para e-commerce é essencial para quem trabalha com vendas na rede mundial de computadores, a internet.
A logística é parte integrante de todos os negócios e as compras on-line não são diferentes. A importância da logística para o e-commerce está relacionada ao crescimento da organização e do negócio.
Afinal, com um planejamento logístico eficaz, o empresário pode ter uma loja estruturada e com capacidade para atender o público. Dentre os benefíciosde investir em logística para e-commerce encontram-se o controle dos custos de frete, assim como do controle de estoque, a previsibilidade do tempo de entrega e a garantia de bom atendimento ao cliente.
Por sua vez, o planejamento da logística para e-commerce é setorizado em três partes, sendo elas:
- Estratégico: Define metas e objetivos de e-commerce, geralmente de longo prazo. É importante ressaltar que essas definições devem ser compatíveis com a realidade do negócio;
- Tático: definir os objetivos definidos no nível estratégico e os meios necessários para atingir os objetivos. Eles são divididos por setor e controlam o nível de atividade;
- Operacional: implementação das ações definidas no nível tático a serem seguidas para obtenção de informações analíticas no nível estratégico, reiniciando o ciclo.
Para alcançar o sucesso no setor de e-commerce, é de suma importância cuidar do processo de armazenamento, envio e entrega da mercadoria. Isso inclui estudar as tendências atuais do mercado e as vendas da empresa. Com base nessas informações, pode-se selecionar o mais favorável para o fluxo logístico da empresa, como demanda, estoque e fluxos de mercadorias.
Além da logística de comércio eletrônico, o gerenciamento de estoque eficaz promove a lucratividade do negócio. No final das contas, esse processo de gestão permite obter informações reais sobre produtos em estoque e investimentos.
Uma dica para manter a organização do seu e-commerce é manter os produtos de categorias semelhantes perto uns dos outros, o que permite uma melhor inspeção visual de produtos.
Além disso, você pode usar o software para gerenciar o inventário. Com isso, você garante informações corretas sobre os produtos e cargas da sua empresa e obtém as informações certas para a tomada de decisões.
Uma das práticas para evitar problemas logísticos é determinar a transportadora com a qual você trabalhará. Muitas empresas preferem terceirizar as operações, pois os agentes de carga costumam ser um serviço mais especializado e com mais experiência nas fases de manuseio e entrega das mercadorias.
Na hora de escolher, é importante estar atento à política de qualidade oferecida pelas empresas, bem como aos serviços oferecidos e às normas de entrega das mercadorias. O rastreamento de produtos pode ser um grande diferencial para sua loja on-line. Isso porque a vistoria beneficia tanto o comprador quanto a própria loja – ambas as partes podem conferir se está tudo em ordem com a mercadoria transportada.
Lembre-se que é sua responsabilidade garantir que o produto chegue ao seu destino. Além disso, o consumidor fica satisfeito com os serviços prestados por sua loja e pode voltar a realizar outras compras.
Não é novidade que o prazo de entrega é um dos pilares mais importantes de uma boa gestão logística. Afinal, um cliente pode ficar insatisfeito ao descobrir que seu item não chegou na data combinada e contar com os prazos de entrega dos grandes varejistas digitais. Portanto, dê datas realistas e deixe claro que esse prazo pode ser cumprido sem problemas.
Adotar esse processo no e-commerce é uma excelente oportunidade para gerar vantagem competitiva, assim como oferecer um atendimento diferenciado.
Além de lidar com questões do cliente, trocar e devolver mercadorias são direitos estatutários na Lei de Proteção ao Consumidor. Portanto, é importante considerar cada etapa desse procedimento.
Apesar de alguns custos de envio, o ticket médio do pedido pode aumentar e compensá-los. Claro que ofertas gratuitas não devem ser ignoradas – é importante analisar a margem do produto e mapear áreas viáveis.
É bastante comum que os produtos venham a se esgotar no estoque, principalmente em determinadas épocas do ano. Mercadoria em excesso no almoxarifado pode trazer prejuízos para a empresa. Afinal, a mercadoria não vendida acaba ocupando espaço no almoxarifado.
Assim, é válido que se faça queimas e liquidações quando perceber que seu estoque não está girando. Para isso, é importante observar o calendário, elaborar um plano de vendas, definir um prazo e, claro, preparar um anúncio eficaz.
O melhor caminho de uma logística para e-commerce inteligente é contar com o suporte de informações. São dados que ajudam a entender qual forma de entrega faz mais sentido para o seu cliente e qual é mais rentável para o seu armazém, por exemplo. Centralizá-las em um sistema de gestão empresarial ajuda a otimizar os processos, incluindo armazenamento e transporte de mercadorias.
Pensando em contratar uma empresa de logística para e-commerce? Conte com a JSL!
A JSL entende cada cliente e oferece serviços integrados, assim como customizados. Utilizando tecnologia de ponta, concilia toda a sua cadeia de suprimentos.
Dentre as soluções oferecidas encontram-se transporte de cargas, logística interna, armazenagem, distribuição urbana, logística de commodities e fretamento.
Agora que você já entendeu tudo sobre logística para e-commerce, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais. Aproveite e assine a nossa newsletter para estar sempre por dentro das novidades do ramo logístico do Brasil!
Equipe JSL