A TECNOLOGIA ALIADA CONTRA ROUBOS DE CAMINHÕES E CARGAS
Autor: - 21 de jun de 2022
O roubo de caminhões e cargas cresceu muito nos últimos anos e tem se tornado um dos principais problemas enfrentados pela logística. Por isso, o crescimento da indústria de roubos tornou o setor de rastreamento e monitoramento um dos mais competitivos entre o transporte rodoviário, fazendo com que as empresas precisassem adquirir o sistema e preparar a equipe com novas tecnologias que auxiliassem na prevenção contra roubo de caminhões e cargas.
Em vista da quantidade de furtos, também foi aprovado pelo Senado Federal um Projeto de lei que determina medidas de prevenção e repressão aos roubos, furtos, contrabandos e receptação de carga no Brasil.
Segundo pesquisa divulgada pelo Comitê de Transporte de Cargas do Reino Unido, o Brasil está em 6º lugar no ranking de países mais perigosos para o transporte de cargas, ficando atrás apenas de países em conflito, como a Síria, Iraque e Afeganistão.
Além disso, 60% do transporte de cargas no Brasil é realizado pelas rodovias, sendo que é de 60% a taxa de empresas que possuem o domínio do transporte de cargas a trafegar pelo país, segundo a Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
Só no ano de 2020 o Brasil registrou 14 mil ocorrências de roubos de cargas de caminhões nas estradas, é o que mostra um levantamento realizado pela NCT & Logística. Causando um prejuízo de R$ 1,2 bilhão de reais para as transportadoras nesse período.
Com isso, mudanças e investimentos na tecnologia de monitoramento de frotas para garantir a segurança das mercadorias são extremamente necessários, ainda mais para cargas de alto valor e maior probabilidade de furto que não possuem seguro.
Tecnologia para evitar roubos de caminhões e cargas
A tecnologia tem se mostrado uma alternativa eficaz no controle de roubo de caminhões de cargas. A partir de um software logístico é viável acompanhar a localização de todos os veículos em tempo real, ajudando as empresas a monitorar as frotas, reduzindo os roubos e otimizando a gestão.
Assim, a fim de evitar qualquer prejuízo, é ideal que as transportadoras possuam o maior controle possível acerca de suas operações. Através de alertas e indicadores disponibilizados por meio da tecnologia, as empresas podem identificar possíveis situações de alerta e agir conforme as medidas necessárias para garantir a segurança da carga e do veículo.
Diante desse cenário, existem diversas soluções para proteger os carregamentos. Uma das tecnologias existentes são os drones, equipados com vários sensores, com a capacidade de captar diversos dados, além de poder ser utilizado como ferramenta no combate ao roubo de mercadorias.
Há também a tecnologia conhecida como sistema de etiqueta eletrônica de carga, ou RFID (Radio Frequency Identification – Identificação por Rádio Frequência), que pode ser combinada com os sistemas de GPS, permitindo localizar a posição da carga transportada e também do veículo.
Além dessas opções, baseado na tecnologia RFID, foi lançado o Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias, ou Brasil-ID, em abril de 2018, que automatiza os procedimentos fiscais e aduaneiros e permite a prevenção do roubo e furto das cargas. Esse sistema é estruturado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), das Secretarias de Fazenda de todos os Estados da União, bem como de centros de pesquisa nacionais.
Outra medida a ser adotada é o aplicativo para celular “Roubo de Carga”, criado pela QG Security, este serviço agrupa diversos dados que podem ser úteis para os transportadores de mercadorias, já que, informa os locais onde há mais ocorrências de roubos, apresentando os tipos de carga que foram roubadas, contendo o dia, local e hora. Seu funcionamento ocorre de forma colaborativa, dessa forma, os dados são contribuições dos caminhoneiros, que compartilham as informações do ocorrido, caso tenham passado por um roubo de carga, ou até mesmo tentativa.
Além disso, é recomendado que os veículos possuem câmeras veiculares, que auxiliam na captação de imagens internas ou externas do veículo, com a possibilidade de captação de áudio. Também é importante a presença de gravadores, que monitoram e registram eventos e alarmes, sendo que o processador do gravador de vídeo é responsável pela gestão de eventos de inteligência artificial.
E em complemento, o software realiza o gerenciamento de alarmes, imagens, geolocalização e demais dados relacionados ao veículo, conseguindo gerenciar eventos de inteligência artificial como análise de risco de colisão com outros veículos e detectar fadiga e distração do motorista. De modo que, as situações são geradas no software a partir de alertas específicos, podendo ser responsabilidade do gestor de cargas, que poderá diminuir os riscos de acidentes, por exemplo.
Inovação tecnológica da JSL que auxilia na prevenção de roubos de caminhões e cargas
Pensando na proteção de seus veículos de cargas, a JSL criou um sistema que funciona distribuindo carga elétrica caso haja tentativa de arrombamento do baú de suas carretas.
O mecanismo atua disparando aproximadamente 20 mil volts, com uma alta tensão, porém com amperagem baixa e pulsada, por isso, o choque provoca apenas uma sensação de cãibra, não sendo letal ou grave. De forma que, os motoristas não sofrem nenhum risco, já que o dispositivo funciona apenas nas paredes internas do compartimento de carga e durante uma tentativa de violação do baú.
Já na parte da cabine do caminhão, existe um revestimento isolante, que evita descargas acidentais e protege os condutores, além de contar com uma ligação direta ao bloqueador de partida do veículo, garantindo ainda mais a segurança.
Quanto à legalidade do dispositivo, por ser considerado um conjunto de legítima defesa, ele é totalmente legal e está dentro das normas da lei, evitando quaisquer desentendimentos com a legislação.
Equipe JSL